quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Que São Parábolas?

Conhecendo Sobre Parábola.

Origem:Do grego parabolé, que vem de pará (= ao longo de, ao lado de, passando perto, junto de) e bolé (= o que foi jogado). Bolé vem do verbo grego bállo, que significa jogar, lançar. Para expressar o ato de lançar uma pedra, que passa de raspão, os gregos usam o verbo paraboleúomai.
Conceito:Significa narrativa curta, não raro identificada com o apólogo e a fábula, em razão da moral, explícita ou implícita, que encerra e da sua estrutura diamétrica. Distingue-se das outras duas formas literárias pelo fato de ser protagonizada por seres humanos. Vizinha da alegoria, a parábola comunica uma lição ética por vias indiretas ou simbólicas: numa prosa altamente metafórica e hermética, veicula um saber apenas acessível aos iniciados.
A alegoria é um recurso usado para transmitir um significado, uma lição, um conceito, de forma figurada e envolvente, levando as pessoas a imaginarem a situação e a refletirem sobre a lição. É expressa na forma de linguagem e também nas pinturas, nas esculturas, e nas artes em geral. A parábola é uma forma de alegoria breve e objetiva. A Bíblia Sagrada, a Torá, o Alcorão e muitos outros livros religiosos e não religioso, apresentam diversas formas de alegorias. Cada parábola traz uma mensagem reflexiva sobre comportamentos humanos. Ela possui um forte poder de despertamento, conduzindo-nos a retomada de caminhos, atitudes.
 Sites Pesquisas:http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_3640.htmlSérgio Biagi Gregório -http://albertofedel.blogspot.com/2009/08/parabola-conceito.html 



Algumas Parábolas Interessantes!


Julgando Pessoas

Uma senhora ia fazer uma viagem de avião e, no caminho da sala de embarque, resolveu comprar uma revista e um pacote de biscoitos.
Já na sala, sentou-se numa poltrona para descansar e ler um pouco enquanto o vôo não era chamado.
Ao Lado dela, sentou-se um homen e, quando ela pegou o primeiro biscoito, ele também pegou um. A senhora sentiu-se ultrajada, mas não disse nada e apenas pensou: “Que sujeito abusado e atrevido”.

A cada biscoito que ela pegava o homem também pegava um e a senhora ia ficando tão irada que não conseguia reagir, e seu rosto crispado deixava á mostra toda a sua revolta com aquele homem.
Restava apenas um biscoito e ela pensou: “O que esse cara vai fazer agora”?
E então o homem pegou o biscoito e partiu-o ao meio deixando a outra metade para ela. Ela não suportando mais aquela situação, fechou a revista com fúria, pegou sua bolsa e dirigiu-se ao embarque.
Já dentro do avião, ela sentou-se á sua poltrona e, para sua surpresa, seu pacote de biscoitos estava intacto em sua bolsa. A vergonha e sentimento de culpa vieram á tona no vermelho da sua face e não havia mais como se desculpar.
O homem havia dividido os biscoitos dele sem se sentir revoltado ou indignado enquanto ela bufava de ódio por julgar errada a situação.
Jamais devemos fazer julgamento de coisas ou pessoas, pois corremos o risco de julgá-las conforme nossas tendências, sempre próprias e parciais.
http://www.mundodastribos.com/parabola-julgando-pessoas.html
_______________________________________________________


A Falha

 Numa exposição de obras de arte, havia um quarto de um pintor muito famoso na região. Era uma obra impressionante pela beleza dos desenhos e perfeição na luminosidade das cores. Mostrava uma senhora em trajes muito pobres, batendo á porta de uma linda mansão, impressa em meio a bosques, céu azul e montanhas ao fundo.
Havia muitos elogios e admiração por aquela obra até que um dos presentes percebeu uma falha no quadro: a porta não tinha fechadura, e, chamando o Curador, apontou a terrível falha naquela obra de arte.
O Curador então, com um leve sorriso nos lábios, disse:
- É assim mesmo. Essa é a porta do coração. Só se abre por dentro
Ninguém conseguirá abrir a porta do nosso coração se nós mesmos não o fizermos antes.
_____________________________________________________
Publicado por Tuga, Categoria Genérico.




Pote Rachado
Publicado por Tuga, Categoria Genérico.




Um carregador de água, na Índia, levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara que ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O porte rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim por dois anos; diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. O pote rachado, porém, estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia designado a fazer.
Após perceber que, por dois anos, havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, á beira do poço:
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas.
- Por quê? Perguntou o homem. – De que você está envergonhado?
- Nesses dois anos, fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do velho pote; e, com compaixão, falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.
De fato, á medida que eles subiam à montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas, ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote.
- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho? Notou ainda que, a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essas flores para dar graça a sua casa.
Veja seus defeitos sob um novo ângulo, pois nada é absolutamente mau ou absolutamente bom nessa vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário