segunda-feira, 7 de março de 2011

Abre Ala Que Eu Quero Passar!

Carnaval
Tempo de folia?
E o que é a folia senão alegria?
Descanso, sol, mar, se revigorar
para quem gosta de pular...
Retiro espiritual para reflexão, oração...
E o mundo precisa de quê?
Folia?
Precisamos da verdadeira alegria
de justiça,
paz,
amor e fraternidade que
emana a mais pura felicidade!
Carnaval no Brasil,
fantasias lindas.
Escolas de samba com mulheres nuas,
carro alegórico quebrado na rua.
Um lado retrata gastos em futilidades
do outro a fome ataca sem piedade.
Brasil, dos sonhos de alguns
Da realidade dura de outros.
Brasil de muitos carnavais mais de
tão míseros reais...

Ler mais: http://www.luso_poemas.net

    Lendo o poema acima sobre Carnaval, percebe-se a crítica sobre a realidade de nosso Brasil onde o luxo e a miséria fazem partes do mesmo cenário. Se de um lado é apresentado o glamour, festas, purpurinas, do outro, ainda é forte a miséria e a fome de um povo excluído, anônimo nas periferias da sociedade.
    Enquanto muitos ainda não conseguiram compreender a catástrofe que chegou de mansinho de madrugada em suas casas, levando seus sonhos, suas casas, pais, filhos, bens materiais, ficando só a lama e a tristeza n’alma, do outro lado ouve-se os “toque dos tambores e o grito do Carnaval” parecendo tudo muito lindo!
    Algumas regiões do nosso país ainda choram pelas destruições sofridas pelas chuvas fortes e enchentes que levaram tudo que tinham. Podíamos pelo menos respeitar a dor desses que perderam não só bens materiais, mas, filhos, esposas, parentes, e dedicar o primeiro dia de Carnaval como um “Dia de Luto” pelos nossos irmãos que ainda sofrem.
    O feriado de Carnaval poderia ser lindo mesmo, se não fosse o despreparo de muitas pessoas, que usam essa data para extravasar a sua vontade oculta de consumir demasiadamente bebidas alcoólicas, provocando alto índice de acidentes com vítimas fatais nas estradas e rodovias devido à combinação perigosa álcool x volante. Há ainda o uso indiscriminado de drogas, sexo não seguro, sem uso de preservativos.
Artigo postado por: Ozanildes de M. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário