segunda-feira, 21 de março de 2011

A importância do processo avaliatório

Para uns a escola privada é o modelo de escola ideal, mas para muitos especialistas esse conceito já está chegando ao fim. "Para mudar a avaliação é preciso mudar o modelo de avaliação e o processo educacional de avaliação", afirmou o professor Celso dos Santos Vasconcelos, durante a palestra "Nem tanto ao mar, nem tanto a terra por um modelo equilibrado de avaliação", no 11º congresso internacional Educar Educador.

O assunto mais discutido foi o processo de avaliação realizado nas instituições de ensino privada e pública. Para o educador, a "prova" nem sempre consegue detectar aquilo que o aluno realmente aprendeu. "A prova significa uma ruptura na aprendizagem, pois o único avaliado é o aluno e não o processo de aprendizagem", comentou Vasconcelos.

Já para o professor universitário, Vasco Moretto, o processo de avaliação nas escolas é indispensável, desde que elaborado com clareza e objetividade. "A solução não é acabar com a prova mas ressignificá-la para o novo contexto de educação, ou seja, um ensino com competências", afirmou Moretto. Para ele, a avaliação é reflexo da teoria do conhecimento do próprio educador.

Segundo Moretto, a prova individual é um excelente momento avaliatório quando é aplicada corretamente e na hora certa, além disso, a prova em dupla é importante também desde que o aluno não "cole" durante o exame. "O aluno cola porque não confia na sua memória", alerta Moretto.
Grasiela Cardoso



Alunos, vejam o momento de avaliação como uma oportunidade de se testarem diante dos conhecimentos adquiridos e de desafiarem a si mesmos!
Muita seriedade e compromisso nessa hora.
A equipe de professores, coordenadores e gestão do Colégio Theotônio Vilella confia em vocês!
Boa sorte galera!

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